Centro de Estudos de História Religiosa
Pagina Inicial
Início | Voltar | Imprimir

Apresentação

O Centro de Estudos de História Religiosa - CEHR - é uma unidade de investigação da Universidade Católica Portuguesa. Iniciou a sua atividade em 1988, dando continuidade ao Centro de Estudos de História Eclesiástica, fundado em 1956. O Centro é reconhecido e avaliado desde 2002 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O Centro tem por missão o estudo da História da sociedade a partir do fenómeno religioso. Centrado na religião enquanto instância de análise da sociedade - seja ao nível das mentalidades, das instituições ou das práticas -, estuda as interações entre dinâmica social e dinâmica religiosa, promovendo o conhecimento científico e a sua transmissão à comunidade.

O CEHR é formado por um conjunto de investigadores que, afetos a Linhas de Investigação, incorporam Grupos de Trabalho. Estes são responsáveis pela prossecução de projetos de investigação, realização de ações de formação e encontros científicos. O CEHR tem entre as suas prioridades o acolhimento e a formação de jovens investigadores.

Desde o seu início, o Centro tem dado grande atenção à relação com Centros e investigadores estrangeiros, aberto à dinâmica e reflexão historiográfica a nível europeu e internacional, estimulando e apoiando a deslocação de investigadores portugueses a eventos internacionais, convidando investigadores estrangeiros e procurando garantir a presença do Centro em redes internacionais de trabalho.

Além da publicação de livros em coleções específicas, o CEHR publica com uma periodicidade semestral a revista "Lusitania Sacra", onde divulga a produção científica dos seus investigadores e colaboradores e de investigadores externos.

Descarregar o documento de Apresentação Institucional do CEHR

Fundação para a Ciência e a Tecnonogia


Topo
Logotipo Acessibilidades

Centro de Estudos de História Religiosa
Tel.: (+351) 217 214 130
E-mail: cehr@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial