Faculdade de Teologia
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFacebookFacebook
Início | Voltar | Imprimir

Fundação D. António Ribeiro

 


Fundação que honra a memória do saudoso Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro

  

D. António Ribeiro 

Nascimento: 21 de maio de 1928
Falecimento: 24 de março de 1998
 

Finalidade

A Fundação D. António Ribeiro foi constituída, no dia 23 de junho de 1999, no âmbito do Patriarcado de Lisboa, em ordem à promoção e ao desenvolvimento dos estudos teológicos e religiosos. Esse objetivo eclesial e cultural será exercido, nomeadamente, através da Faculdade de Teologia, à qual a Fundação prestará apoio financeiro para a manutenção da sua sede em Lisboa.

Atividades

Constituem atividades da Fundação:

  • Realizar, promover, patrocinar ou divulgar estudos teológicos e religiosos; realizar, promover, patrocinar ou divulgar estudos das ciências humanas e religiosas; realizar, promover ou patrocinar conferências, colóquios, seminários, congressos e debates, e quaisquer outros atos públicos sobre temas relacionados com estudos teológicos e religiosos e das ciências humanas e religiosas; promover a formação profissional no domínio de investigações cientificas relacionadas com o seu objeto; financiar atividades que se dediquem ao ensino e à investigação relacionados com o seu objeto; realizar, promover ou patrocinar atividades editoriais concernentes aos seus fins; realizar, promover ou patrocinar todas e quaisquer outras atividades necessárias ou convenientes à prossecução do seu objeto.
  • A Fundação pode, ainda, praticar todos os atos necessários à administração do seu património, nos termos previstos na lei, e designadamente: adquirir, alienar, ou onerar, a qualquer titulo, bens móveis ou imóveis; aceitar doações, heranças, contribuições, subsídios e legados; realizar investimentos em Portugal e no estrangeiro, participando, ou não, na sua gestão; colocar capitais da Fundação em quaisquer bancos ou instituições financeiras como forma de rentabilizar os respectivos recursos.

Órgãos

São órgãos da Fundação:

  • o Conselho de Administração, constituído pelo Patriarca de Lisboa, pelo Reitor da Universidade Católica Portuguesa e pelo Diretor da Faculdade de Teologia;
  • o Conselho de Curadores, presidido pelo Patriarca de Lisboa;  
  • o Conselho Fiscal.

             

  A ideia da Fundação surgiu e foi anunciada por ocasião do falecimento de D. António Ribeiro. Entendeu-se que esta seria uma forma privilegiada de manter viva e honrar a sua memória. De facto, em sintonia profunda com opções e gestos do Cardeal D. Manuel Gonçalves Cerejeira, uma das principais preocupações de D. António Ribeiro era a manutenção e a vitalidade da Faculdade de Teologia como coração da Universidade Católica Portuguesa, à qual ambos, como Pedro e Paulo, se dedicaram com generosidade e afeto.
Como é sabido, a identidade e a missão de uma Universidade Católica não podem deixar de ter por referência cultural uma boa e ativa Faculdade de Teologia. Mas para a presença e a ação da Igreja em Portugal e, nomeadamente, para o Patriarcado de Lisboa não é menos determinante a existência de uma Faculdade de Teologia com qualidade universitária e capacidade de serviço eclesial. Basta pensar na preparação de pessoas para o agir cristão na sociedade, na formação de presbíteros e outros agentes pastorais, nas exigências do diálogo da fé com a cultura, para se tornar renovada consciência de que estamos perante um bem inestimável a garantir e a fomentar".
          

D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa
 
    

Sede

Reitoria da Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 LISBOA
Tel. 21 726 58 17 * Fax 217 26 05 46

Reconhecimento oficial

Ministério da Administração Interna: Portaria nº 280/2000, D.R. - II Série, nº 38, de 15 de fevereiro de 2000.

 


Topo
Logotipo Acessibilidades

Faculdade de Teologia
Tel.: (+351) 217 214 150
Fax: (+351) 217 214 165
E-mail: direccao@ft.lisboa.ucp.pt
Web: www.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Beiras > Braga > Lisboa > Porto
Página Inicial