Faculdade de Teologia
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFacebookFacebook
Início | Voltar | Imprimir

Notícias

XVIIe Journée d' Études Coptes

 

 JORNADAS DE ESTUDOS COPTAS E DO ORIENTE CRISTÃO
XVIIe Journée d’Études Coptes

De 18 a 20 de Junho de 2015

Entrada Livre
Programa completover

Programa das sessões de trabalho. ver 

 

Durante os primeiros séculos (I-IV), o cristianismo cresceu e, apesar das perseguições, rapidamente se estendeu a todo o Império Romano, em especial às regiões orientais da Síria-Palestina e Egito, alcançando a Arménia e, mais tarde, a Etiópia.

Hoje, mais que nunca, o regresso às 'Fontes' leva-nos a valorizar a dimensão estética e contemplativa da herança que nos aproxima das origens e que assim nos permite revisitar e valorizar a nossa própria identidade.

Neste contexto a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e a Association Francophone de Coptologie organizam as Jornadas de Estudos Coptas e do Oriente Cristão, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, nos dias 18, 19 e 20 de junho, conforme Programa que anexamos.

Destes 3 dias das Jornadas, destacamos:

• Sessão Solene de abertura, com a conferência Moçarabismo e Cristianismo Médio-Oriental proferida pelo Prof. Doutor Adel Sidarus - dia 18, às 18h30, no Auditório 1 da Universidade Católica;

• Abertura da Exposição Arte Copta e do Oriente Cristão no Museu Nacional de Arqueologia - dia 19, às 18 h, seguida da conferência Reflexos da arte egípcia na Iconografia copta proferida pelo Prof. Doutor Luís Manuel Araújo;

• Sessão de encerramento das Jornadas, com a conferência O Prestes João e a presença portuguesa no Oriente proferida pelo Prof. Doutor Manuel João Ramos - dia 20, às 16 h.

A concluir as Jornadas teremos a celebração de uma Missa em rito Moçárabe, na Sé Catedral de Lisboa, no dia 20 de junho, às 18h30.

Complementando e dignificando as Jornadas leva-se a efeito uma exposição temática dedicada à Arte Copta e do Oriente Cristão, no Museu Nacional de Arqueologia, galeria de exposições temporárias da ala poente, de 19 de junho a 6 de setembro de 2015. Comissariada pelo Professor Doutor Luís Manuel de Araújo, a exposição apresenta acervo do próprio Museu, e também do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Calouste Gulbenkian, do Centro Cultural Copta Ortodoxo do Porto, à guarda da Escola das Artes da UCP, e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, num total de 40 peças.

Desta exposição é editado pela Universidade Católica Editora um catálogo da autoria do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, 90 páginas, que inclui um conjunto significativo de peças de arquitetura, escultura, pintura e artes decorativas ligadas ao culto no âmbito do cristianismo copta etíope, arménio e moçárabe.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Faculdade de Teologia
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 LISBOA • Portugal
Tel.: (+351) 217 214 150
E-mail: direcao.ft@ucp.pt
Web: www.ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial