Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
 
CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de ReligiãoInício | Voltar | Imprimir

Método Científico

O CITER tem por objetivo a organização, promoção e divulgação das investigações em Teologia e Estudos de Religião, favorecendo um intercâmbio ativo entre estas áreas científicas, bem como a aproximação de cada uma delas a outros campos do saber. Enquanto a Teologia privilegia o estudo das fontes dos códigos religiosos e os seus contextos hermenêuticos de receção, pretende-se nos Estudos de Religião uma interpretação dos fenómenos religiosos a partir dos estudos culturais, ou geralmente das ciências sociais e humanas. A partir desta distinção metodológica, o CITER respeita a independência científica destas duas áreas disciplinares.

A partir de teorias ou métodos diferentes, a Teologia e os Estudos de Religião, na sua autonomia cooperante, permitem uma análise multiscópica das instituições religiosas ou dos efeitos socioculturais e políticos da religião. Tendo em consideração que as duas disciplinas não diferem no objeto da investigação, mas sim nas questões da pesquisa, nos métodos, e sobretudo na perspetiva (de dentro ou de fora), espera-se que o paralelismo multi e interdisciplinar da Teologia e dos Estudos de Religião produza um efeito sinérgico. Este efeito consiste numa melhor habilidade em descrever a situação de uma pluralidade religiosa alargada e de um crescimento de valores seculares num país tradicionalmente católico, como é Portugal, podendo surgir através de uma diferenciação metodológica entre as duas disciplinas.

Respeitando a independência científica, evita-se que os Estudos de Religião se tornem numa espécie de "ancilla theologiae", da mesma maneira como a Teologia não será instrumentalizada em estudos comparatistas. Assim, os dois campos disciplinares terão uma interligação importante que servirá para proporcionar saberes ou conhecimentos complementares.

Através de publicações científicas, nacional e internacionalmente reconhecidas, de contribuições em atividades de disseminação do conhecimento, de participação ativa nas duas linhas de investigação, nos grupos de trabalho ou em projetos, e de incentivação de cooperações com outras instituições portuguesas e com instituições científicas e culturais estrangeiras que partilham os mesmos interesses disciplinares, cada investigador contribuirá para a excelência do CITER e para o cumprimento do programa estratégico do mesmo.

 


Topo
Logotipo Acessibilidades

CITER
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649 - 023 LISBOA
Tel.: (+351) 217 214 135
Fax: (+351) 217 265 583
E-mail: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial