Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
 
CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de ReligiãoInício | Voltar | Imprimir

Do clique ao toque (27.01.2018)

O 3º Encontro "Do Clique ao Toque" conta com a presença do P.e Miguel Neto (Diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve), Prof.ª Filipa Seabra (Universidade Aberta), Prof. Gabriel Andrade e Prof.ª Patrícia Dias (Universidade Católica Portuguesa), como conferencistas. O Encontro inclui também comunicações, bem como workshops orientados para a aprendizagem formal e dinamizados pela professoras Adelina Moura, Inês Araújo e pelos professores Hugo Martins e Ismael Guedes, bem como workshops orientados para a aprendizagem informal dinamizados pelos doutores Rita Fernandes (Centro Académico de Braga) e L.M. Figueiredo Rodrigues (CITER - UCP).
A educação religiosa, num contexto cultural fortemente influenciado pelos dispositivos eletrónicos articulados em rede, pode ser percebida como algo que radica no mais íntimo de cada indivíduo e que reconfigura a sua forma de ver e perceber o mundo, que dá um novo sentido. A sociedade atual exige cada vez mais que os seus cidadãos sejam competentes em diversas áreas do saber para que sejam capazes de responder ao novos e crescentes desafios que esta lhes coloca. A escola não pode ficar à margem deste cenário pelo que urge que alunos e professores saibam, conscientemente, retirar benefícios do uso das tecnologias e recursos que o mundo digital propõe. É inegável que os jovens de hoje fazem-se acompanhar dos diversos dispositivos e que estão motivados para constantemente os usar.
Como está a ser utilizada pelos alunos a diversidade de aplicações que existem para dispositivos móveis? Que recursos se têm desenvolvido para o ensino e a aprendizagem? Como se tem apropriado os professores de EMRC destes recursos? Para que exista uma utilização profícua em contexto educativo, esta precisa ser acompanhada de objetivos de aprendizagem bem definidos o que implica promover o desenvolvimento de estratégias e competências importantes para ampliar as capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. Cabe aos professores adotar práticas educacionais atrativas e inovadoras que permitam que o aluno possa aprender de forma mais ativa, dinâmica e motivadora. Existe um crescente interesse dos professores em descobrir de que forma o digital pode ser usado como recurso no apoio ao ensino e à aprendizagem e conhecer os seus benefícios.
Estes encontros têm o propósito de possibilitar aos professores formação, atualização e aprofundamento de conhecimentos, quer a nível teórico quer prático; o desenvolvimento de capacidades de análise associadas à problematização das suas experiências e, também, um aperfeiçoamento das suas competências profissionais, com o intuito de desenvolver a capacidade de autoformação e a inovação educacional.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CITER
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649 - 023 LISBOA
Tel.: (+351) 217 214 135
Fax: (+351) 217 265 583
E-mail: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial