Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
 
CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de ReligiãoInício | Voltar | Imprimir

Destaques

500 Anos da Reforma na Europa - O Papel da Religião no Início do Século XXI
Na quinta-feira, dia 19 de outubro 2017, pelas 18h30, terá lugar um painel de discussão intitulado Para quê a Religião? com o sociólogo Bassam Tibi, o teólogo Friedrich Wilhelm Graf e o antropólogo Alfredo Teixeira. A moderação estará a cargo de Steffen Dix, Universidade Católica de Lisboa. O painel será em alemão e português com tradução simultânea.

A pergunta célebre „Diz-me, o que pensas sobre a religião?" mantém grande atualidade. A questão da religião polariza e provoca. O confronto de mundividências distintas está novamente no foco de conflitos atuais. Gostaríamos de colocar a pergunta sobre qual o papel que a religião tem hoje em dia nos processos de consolidação europeus e quais poderia desempenhar.

Há 500 anos, a principal preocupação para Martinho Lutero era fortalecer a responsabilidade do indivíduo como base de uma sociedade auto-consciente. A tradução da Bíblia do latim para o alemão, a liturgia celebrada em língua vernácula, bem como a difusão de numerosos folhetos que, graças à invenção da impressão, eram acessíveis a todos, são apenas alguns exemplos. No geral, Martinho Lutero marcou o início de uma pluralização fundamental do Cristianismo numa ampla variedade de crenças e denominações. Alterou-se assim a Europa e, com a Europa, o resto do mundo. Hoje, o processo de pluralização iniciado por Martinho Lutero possui uma dimensão completamente nova, constituindo um desafio inesperado para toda a Europa.

Para assinalar o aniversário da Reforma de 1517, iremos refletir ponderadamente sobre o papel atual da religião nas suas diversas manifestações na Europa e discutir a função e a importância de sistemas de crenças religiosas para o futuro de uma sociedade civil.

Um evento em colaboração com a Embaixada da Alemanha, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Irmandade de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CITER
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649 - 023 LISBOA
Tel.: (+351) 217 214 135
Fax: (+351) 217 265 583
E-mail: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial