Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
 
CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de ReligiãoInício | Voltar | Imprimir

Novo livro de José Tolentino Mendonça - lançamento (02.10. 2017)

«Um livro singular e corajoso: o das perguntas sobre a nossa vida»: a editora Quetzal realiza a 22 de setembro o pré-lançamento do novo livro do P. José Tolentino Mendonça, "O pequeno caminho das grandes perguntas".

A obra tem como embrião os textos que o anterior diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura publicou de janeiro até ao fim de março deste ano no "Avvenire", alguns dos quais foram traduzidos então na nossa página.

No entanto, da totalidade das reflexões diárias, apenas um terço foram apresentadas no diário católico italiano, na secção com o mesmo título do volume.

«Há um momento em que percebemos que são as perguntas (e não as respostas) que nos deixam mais perto do sentido. Sabemos que as respostas são úteis, sim, e que precisamos delas para continuar a viver - mas a vida transforma as próprias respostas em perguntas ainda maiores», lê-se na sinopse.

A nota de apresentação acentua que «a espiritualidade tem de ser uma oportunidade para o reencontro com interrogações fundamentais, mesmo se desacreditadas num quotidiano que (...) dispersa de forma cada vez mais absorvente: "Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? A quem pertenço? Por quem ou por que coisa posso ser salvo?".

A editora destaca que «num registo de pergunta e resposta, e, muitas vezes, como é marca do autor, cruzando impressões deixadas por livros, filmes ou momentos, Tolentino Mendonça oferece ao leitor uma obra de uma delicadeza superior, um amigo a que se recorre, e que simultaneamente convoca para a reflexão e para o contacto próximo com a fé e com Deus no quotidiano».

«Talvez tenhamos arrumado demasiado depressa a religião no lado das respostas - e esquecido as grandes perguntas que ela nunca deixou de nos dirigir», sublinha a sinopse, que se refere ao vice-reitor da Universidade Católica como «um dos mais importantes ensaístas portugueses de hoje - um pensador com grande experiência de escuta dos outros».

sessões de lançamento: 
Funchal, 29 de setembro, às 18h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, com uma conversa entre o autor e Francisco José Viegas.
Porto, dia 7 de outubro, às 16h00, no Teatro Nacional São João, com o escritor luso-americano Richard Zimler e o maestro Rui Massena. Atores do TNSJ lerão excertos da obra, em palco.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

CITER
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima, 1649 - 023 LISBOA
Tel.: (+351) 217 214 135
Fax: (+351) 217 265 583
E-mail: secretariado.citer@ft.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial